Jornalista Willian Tonet o director do Jornal Folha 8, é o líder de uma quadrilha de tráfico de seres humanos em Benguela

Nos dias que correm, mais de 21 milhões de pessoas são alvos de tráfico humano no mundo, sobretudo, mulheres e meninas que são exploradas sexualmente, são vítimas de tráfico humano, denunciou a Cruz Vermelha este ano, a propósito do "Dia Europeu contra o Tráfico Humano."

O tráfico humano aproveita situações de vulnerabilidade como conflitos armados, pobreza e perseguição para explorar pessoas, de maneiras a obter lucros com o comércio de seres humanos.

E, em Angola temos uma rede liderada pelo Jornalista, Advogado e dono do jornal Folha-8 William Tonet.
Que montou um negócio maquiavélico de venda de bebés de Angola para Europa junto com os seus colaboradores cujo os nomes:

1- Dionísio Rafael Quipenda - Pelé.
2- Victor Camosso.
3- Antônio Venâncio Chiquete.
4- Irmã do William Tonet.
5- Teresa Simão Mila.

Tudo começou quando a quadrilha esteve a procura de crianças para comprar, foi aí que surgiu um dos membros da quadrilha o sr. Dionísio Quipenda "Pele", que partilhou o negócio com a Jovem Teresa Simão Mila, que arranja-se uma criança dos zero aos 4 anos de idade (0-4), logo a jovem Teresa Mila , abordou a sua prima Helena Mbimbi de Castro mais conhecida como Aninha, nome do negócio (Jú) grávida na altura para vender o bebê em troca de melhores condições de vida.

Esta por sua vez aceita vender o bebé alegando que o marido não dava sustento... logo, junto com a sua prima foram levadas pelos senhores Dionísio Pelé e o Victor Camosso até ao Sr. William Tonet para fazerem a negociação.

Entretanto o William Tonet, conheceu a Sra. Helena Mbimbi de Castro já no oitavo (8) mês de gestação, deu dinheiro para fazer compras da chegada do bebé e para o negócio o William Tonet prometeu uma casa para a Senhora e três (3) á quatro (4) milhões de kwanzas.
O primeiro encontro foi no "Hotel Mil Cidade".

Segundo as nossas fontes, o William Tonet deu a responsabilidade ao seu braço direito Victor Camosso, para efetuar a compra da casa para mãe do bebé, no bairro 11 em Benguela. Entretanto, a mãe do bebé foi convidada a ficar na casa da irmã do William Tonet, funcionária da Sonagol, isso no Lobito Bairro do Compão.

No dia 5 de Setembro a jovem Helena Bimbi de Castro (Jú) deu a luz a um menino. E, no dia 9 do mesmo mês, estando a mãe do bebé a morar na casa da irmã do William Tonet, ouve atrás da porta uma conversa telefónica, do William Tonet e a Irmã, que falavam sobre levar o bebé para fora do País para fins desconhecido.

Assustada e com peso de consciência a mãe do bebé liga para o Sr. Dionísio "Pelé", contrapondo que já não queria vender o filho porque será levado para fora do país.

Como o caso deu Buummm, o sr. Dionísio "Pelé", sendo amigo do pai do bebê, para se livrar do crime, entrou em contacto com o pai da criança e em seguida ligaram para um Jornalista da ANGOP
e para o SIC.

Feita todas as diligências ligaram para a jovem Teresa Simão Mila e marcaram um encontro na Zénite, tão logo que ela apareceu começaram a interrogá-la e foi negando, mas depois de uma boa surra decidiu falar a verdade, e levou os Senhores até a casa da Irmã do William Tonet no Lobito, e lá encontraram a mãe do Bebé, ligaram para a irmã do William Tonet e foram todos detidos.

1- A irmã do William Tonet, ficou dois (2) dias detida nas instalações da cadeia do SIC Lobito, depois saiu.

2- Dionísio Rafael Quipenda Pelé, também ficou dois (2) dias detido, depois saiu.

3- Helena Mbimbi de Castro, mãe do bebé, também ficou detida dois (2) dias e saiu.

Entretanto só os senhores Victor Camosso, o braço direito do William Tonet,  Antônio Venâncio Chiquete e a jovem Teresa Simão Mila, sãos os únicos que continuam detidos desde o dia 12/09 até hoje.

A fonte diz, que o William Tonet, silenciou os meios de comunicação social no caso o jornalista da "ANGOP " e para se livrar das investigações e do escândalo, sacrificou o seu braço direito Victor Camosso que encontra-se preso.

O Laboratório SACATINDI entrou em contacto com o pai do bebê Sr. Nelo do Poste, que diz nunca separou da sua esposa, e acompanhou toda a sua gestação.
Porém, nos confirmou que a mulher fez o negócio da venda do bebé sem o seu consentimento, onde o William Tonet prometeu dar uma casa e 3 milhões de kwanzas.

Também, contou-nos que a mulher desapareceu de casa antes do parto, preocupado tentando encontrar o seu paradeiro, porém só se apercebeu do caso porque o Victor Camosso, passou no seu estabelecimento a procura de alguém que o ajudasse a registar um bebé, sem saber que se tratava do seu filho recém nascido.
Portanto o bebé até hoje não está registado, porque no processo da venda era suposto registrá-lo em nome do William Tonet.

Por estas razões o Sr. Nelo está separado da sua esposa Helena Mbimbi de Castro, mãe dos seus 3 filhos; o primeiro tem 7 anos, o segundo com 4 anos e o terceiro é o bebê de três meses.

A população do Município da Ganda ironizando a situação apelidaram a criança de "Bebé dos milhões".
No processo da investigação, o Laboratório SACATINDI fez a questão de ouvir o contraditório do William Tonet, a conversa por via telefónica levou 51 minutos.



E, o William Tonet, disse-nos que o plano era de adoptar o bebé para os seus afilhados, depois a mãe começou a negociar o filho, no valor de 4 milhões de Kwanzas e mais uma casa, o William Tonet não concordou com os valores e  teve de os reduzir...foi aí que a mãe do bebé desistiu da negociação. Como prova o senhor William Tonet, enviou-nos o print da conversa das negociações com a mãe do bebé.

Após as declarações do William Tonet, chegamos a conclusão que o mesmo jogou-se num fogo cruzado. ( Contradições).

Surgem então as seguintes questões:
1- Como é possível o senhor William Tonet, adoptar uma criança, mas antes de tudo passar por negociações?

2- Como é possível adoptar uma criança que ainda não veio ao mundo ?

3- Porque será que o William Tonet, guardou  na casa da sua irmã no Compão, uma senhora grávida de oito (8) meses, casada, sem o consentimento do seu marido?

Acreditamos que não se trata de uma mera coincidência, na Ganda propriamente na Comuna do Alto-Catumbela mais de 30 crianças estão desaparecidas desde 2014 até 2019.

Fomos saber de outras fontes ligadas aos senhores que estão detidos e os mesmos disseram-nos que está prática é antiga; "só tínhamos medo de fazer a denúncia!!! Realmente aqui na Ganda, o negócio que sabíamos do Victor Camosso, William Tonet e o Venâncio, era simplesmente de venda de madeira nas antigas plantações de eucaliptos da celulose".

As fontes ainda continuaram a revelar que; " o negócio de madeiras do William Tonet não passa de camuflagem, porque eles  têm um negócio muito mais lucrativo a de tráfico de crianças, onde tudo se passa numa suposta residência do William Tonet na restinga é aí onde tudo acontece".

1- Dionísio Rafael Quipenda - Pelé, professor, Secretário Municipal da FNLA na Ganda. Sócio e amigo do Victor Camosso e Antônio Venâncio. Foi o homem responsável das negociações da compra do bebé.

2- Victor Camosso, Secretário Municipal da CASA-CE na Ganda, Comissário da CNE. Homem que trata dos negócios de exploração de madeira do William Tonet na Ganda. Por conseguinte um dos seus filhos é chara do William Tonet. Foi homem responsável da compra da casa para mãe do bebé, e do registro á criança.

3- Antônio Venâncio Chiquete, trabalhador do William Tonet na exploração de madeiras nas antigas plantações de eucaliptos da celulose na Ganda.

4- Irmã do William Tonet, funcionária da Sonangol, vive no Compão.

5- Teresa Simão Mila, vive em Benguela no bairro das Lombas. A jovem que o Dionísio- Pelé entrou em contacto para arranjar uma criança a venda dos  zero aos quatro anos (0-4), e prima da mãe do bebé dos milhões.

O Laboratório SACATINDI, pede a responsabilidade e a imparcialidade do SIC neste caso, porque, não percebemos as razões que fazem com que o William Tonet, a sua irmã, o senhor Dionísio - Pelé e Helena Bimbi estarem livres e soltos.

Fonte: É SACATINDI


Se inscreva no canal no canal do YouTube do portal e nus ajuda a crescer, nesta rede social também este é o link https://youtu.be/taXEl_Jw-Q8

Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923328762 ou 914771757

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Difamação e calúnia é crime vamos deixar de falar ou publicar coisas de origens duvidosas,preso desde Setembro? Então a pessoa que me deu aulas é o fantasma dele? Só pode,procuram uma coisa melhor para fazer.

    ResponderExcluir