Tribunal Supremo adia julgamento de "Zenu" dos Santos

O Tribunal Supremo adiou para data a designar o início do julgamento do antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos "Zenu", inicialmente marcado para 25 deste mês.

O adiamento deve-se a um pedido do mandatário do co-réu Valter Filipe Duarte da Silva que alega indisponibilidade naquele período, pelo facto de estar a participar, na qualidade de advogado constituído, no julgamento que decorre no Supremo Tribunal Militar, refere em nota a Câmara Criminal do Tribunal Supremo.

Zenu será julgado pelos crimes de branqueamento de capitais e peculato, num processo em que são, também, arguidos o antigo governador do BNA, Valter Filipe, Jorge Gaudens Pontes Sebastião e António Samalia Bule Manuel.

Os arguidos estão implicados na transferência ilegal de 500 milhões de dólares norte-americanos do Banco Nacional de Angola (BNA) para uma conta no Crédit Suisse de Londres, Inglaterra.

A transferência era uma espécie de pagamento avançado para uma empresa criada pelos arguidos, a fim de montar uma operação de financiamento para Angola, no valor de 30 mil milhões de dólares.

O plano assentava na constituição de um suposto Fundo de Investimento Estratégico e na utilização da empresa Mais Financial Services, S.A. como instrumento de actuação.

Ajuda o nosso portal a crescer, entre em contacto connosco pelo WhatsApp +557592433460 e faz uma doação na nossa conta do Banco Caixa Economia Federal no Brasil.
IBAN- BR26 0036 0305 0313 8000 0652 076P 1
Pedro Lauro C Muenho

Postar um comentário

0 Comentários