A UNITA NUNCA SERÁ ALTERNATIVA DE PODER COM SAMAKUVA OU ESTÊVÃO KACHIUNGO NA LIDERANÇA
Como prometido ontem, a minha reflexão consiste no que estamos a observar hoje quanto a corrida para o cadeirão máximo da União para Independência Total de Angola (UNITA). Tal como referi no texto anterior de que o meu apoio incondicional para esta grande disputa recai para o Engenheiro Adalberto da Costa Júnior. Pelo seguinte :
Factos marcantes e perseguições permanente aos competentes. O Dr Abel Chivukuvuku foi vítima da perseguição de Samakuva, na sua entrevista, disse ter saído “com mágoa, mas sobretudo com determinação”, que foi forçado a abandonar a UNITA para “trilhar um novo caminho”. E acrescentou: “cesso a partir de hoje a minha militância na UNITA. Para quantos acompanharam os últimos desenvolvimentos à volta da minha pessoa, sabem que não me restava alternativa”, justificou o político.
Abel Chivukuvuku disse ter saído do partido fundado por Jonas Savimbi porque não pode “negar à pátria e ao povo angolano” os seus “humildes préstimos para o potenciamento de uma oportunidade, a criação de uma via melhor, uma nova esperança”. Também sabemos que Abel não revelou outros segredos porque Samakuva sempre primou os lugares cimeiros para o seu Clã. Hoje Adalberto é regeitado por ser mistico e tratado por caboverdiano. Que tipo de Partido político pretendemos erguer se a perseguição pelos Intelectuais e não pertencentes ao Clã decisório não podem ser dirigentes? É momento de inverter o quadro. A UNITA é partido dos angolanos e não de uma família que ao longo dos angolanos fez daquilo a sua Sonangol.
Com a confirmação da saída de Isaías Samakuva na Liderança do "Galo Negro" acredita-se falar numa Angola de grandes realizações para os angolanos visto que, o Candidato Adalberto da Costa Júnior não está comprometido com escândalos de corrupção, branqueamento de capitais e tráfico de influência como tantos outros que pretedem permanecer e alguns que perfilam a corrida. A UNITA perdeu graça de ser partido político com a liderança do Dr Samakuva. Os factos estão registados desde a sua tomada de posse como Presidente. Já na sua tomada de posse prometeu transformar a sociedade angolana, tornando-a mais democrática, mais justa, transparente e próspera".
Primero parágrafo do discuro do Dr Samakuva aquando da sua tomada de posse na presidência da UNITA. Ainda acrescentou: Para tal, temos de ser poder e, para sermos poder, temos de ganhar as eleições".
Analisem povo. Para Quem quer ser governo, aceitaria perpetuar no poder tantos anos? Que exemplo a UNITA teve no que concerne a democracia, com Samakuva nos comandos, se ainda pretende tomar o poder ou influenciar novamente a regionalidade, o amigismos dentro do Partido para savaguardar a posição de eterno "Rei" ou apoiando Candidatos com o mesmo perfil histórico. É de conhecimento de todos. Por Por outro lado, Estêvão Kachiungo, não é o Candidato certo para UNITA, mesmo que alguns fortes o possam apoiar dentro do Partido. Não sei se lembram que Kachinugo quando trabalhava no gabinete do Dr Savimbi, roubou 500 mil USD. O Dr Savimbi perdoo o Cidadão por se tratar de um militante muito inteligente, claro mais ganancioso. Isso não é segredo para ninguém. Qualquer militante na UNITA sabe que Estêvão Kachiungo é ganancioso e corrupto, gosta de vidas largas e sobretudo muito vaidoso. A juventude do partido está atenta com estás bandidagem que pretedem com a UNITA para mais uma vez comprometer os angolanos.
Se alguns ainda pretendem ter o partido nas suas mãos gerindo como se fosse suas propriedades. É profundo o que vou dizer agora : nunca acreditei nas políticas da UNITA com o Dr Samakuva na Liderança, como grande alternativa do poder em Angola. Em França, saiu com a fama de grande comerciante de marfins com os seus amiguinhos, primos e sobrinhos dentro do Partido, que lhe enviavam enquanto muitos de nos travavamos as grandes batalhas nos maquis.
Muitos de nos sabemos que as nossas irmãs são tratadas que nem prostitutas pelo Dr Samakuva, porque ainda muitos de nos o temos por Chefe ou lider da Organização. Já é tempo de dizer basta. O momento é do Eng. Adalberto da Costa Júnior e ponto final. Que fique mal quem achar ficar, aqui estamos pelo combate a injustiça pelos mestiços intelectuais. Prontos...
Triste Samakuva;
Eleito Presidente da UNITA em Junho de 2003, durante a realização do IX Congresso do partido do povo, com mais de 80% dos votos, em substituição ao Presidente fundador o saudoso Dr. Jonas Malheiro Savimbi, Isaías Samakuva é filho de Henrique Ngola Samakuva, Pastor da Igreja Evangélica e Congregacional de Angola e de Rósília Ani Ulundu. Nasceu aos 8 de Julho de 1946 em Silva Porto Gare, actual Kunje, na província do Bié. É casado com Albertina Inês Satuala Samakuva, pai de cinco filhos e avó de um neto. Agora pergunto: durante esse tempo na Liderança do Partido o que de bem fez? A resposta é nada! Cansado estamos todos porque nunca vamos conseguir derrubar o MPLA, quando aqui somos advogados do regionalismo do amigismo e compadrios.
Pela garantia dos direitos fundamentais do povo angolano, lutarei até conquista-lo. Estamos juntos Engenheiro Adalberto da Costa Júnior. Candidato do povo angolano.
Por: Carlos Alberto 18.08.2019
Ajuda o nosso portal a crescer, entre em contacto connosco pelo WhatsApp +557592433460 e faz uma doação
1 Comentários
Estou de acordo com o Carlos Alberto,Samakuva é um Marimbondo no Partido da Unita. O Adalberto da Costa Júnior é e será por nós angolanos o PR.de Angola.Tem virtudes e é nacionalista, esteve detido em 92 e foi libertado e hoje será o testemunho dos angolanos na construção de uma nova República.
ResponderExcluir