Angola quer livre circulação na CPLP, mais Brasil nega porque anòs atras Brasil pediu isenção de visto com Angola e o governo negou e aumentou os preços do visto e Portugal diz que faz parte do território Schengen

Deputados angolanos consideraram que deveria ser uma prioridade a questão da livre circulação entre os países da Comunidade de Países de Lingua Portuguesa, CPLP.

Mas, falando em Luanda o presidente do parlamento português, Ferro Rodrigues, lembrou que Portugal integra o espaço Schengen, dentro da União Europeia (UE), e que tudo terá de ser dado com "pequenos passos".

O especialista angolano em questões internacionais, Augusto Bafua Bafua, disse que compete a Portugal “convencer os seus pares da União Europeia aver a possibilidade de maior abertura” na questão dos vistos.

Alexandre Sebastião André, presidente do Grupo Parlamentar da CASA-CE, disse que esta questão deve ser aquela a ter prioridade dentro da CPLP.

“Para mim a prioridade na comunidade é a questão da livre circulação de pessoas e bens deste comunidade” disse.

A mesma opiniao é partilhahda pela deputada da UNITA, Mihaela Weba que defende maior mobilidado no espaço da CPLP, para maior dignidade dos seus cidadãos:.

“Com maior mobilidado no espaço da CPLP, haverá maior dignidade dos seus cidadãos” ,disse.

 Alguns diplomatas brasileiros não concordam com a ideia de Angola, porque o Brasil propôs a Angola um acordo de isenção de vistos., a semelhança do que acontece entre Brasil e Portugal . As autoridades Angolanas nao só recusaram como agravaram o preço dos vistos pata os brasileiros que pretendam ir a Angola. Como a diplomacia é feita de  reciprocidade, o Brasil viu-se Obrigadaa fazer o mesmo, segundo diplomatas brasileiros em Lisboa

 A assembleia parlamentar da cplp terminou em Luanda hoje (Quarta-feira) e o presidente do parlamento português considerou  em Luanda, "importante" a criação de um Secretariado Permanente da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que terá sede na capital angolana.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Existem governantes que nunca pensaram, no bem estar dos angolanos. Negaram a isenção de vistos, mas roubaram todo dinheiro.
    Mesmo pagando os vistos, versos isenção era só ir ao banco, pagas o visto, e assim que pagares, automaticamente o teu nome vai para a policia federal, DNEFA, SEF, tudo ligado dentro da CPLP. Ja esta é rapido. E no pais de destino, tratas la o CPF, se fores para o espaço shengue tambem seria bonito, lindo, romantico, seria uma belezura cara. Tanto trungungo só para quê?

    ResponderExcluir
  2. Brasil fabrica carro, avião. Ja estive num pais africano, onde os Ethiopes fazem o curso de pilotagem comercial, visitamos a escola, encontrei lá sa de angola e perguntei, quantos alunos agolanos? Responderam-me que o embaixador nunca para lá, no inicio de cada ano lectivo, os outros diplomatas vão pegar as vagas, quando o cota emerito fosse la na cimeira, é só quando ele aparecia lá.

    ResponderExcluir
  3. Estive la, fiz la o curso, mas ja na area da saude, eles ainda é que me pagaram o bilhete ida e voltada, como dizem as crianças, e por cima me davam um subsidio semanal, porque eles aperceberam-se que eu o meu governo não me apoiavam, a ministra era a Dra.......
    Os dois vices do EME.
    Proximos capitulos um dia destes.
    Tenho documentos que atestam.

    ResponderExcluir