Depois de, durante «séculos», ter elogiado até à náusea o antigo PR, JES, o escritor Penelas Santana tem agora as suas atenções viradas para JLo. No dia 14 deste mês tinha agendado o lançamento em Luanda do seu último livro com o título: «A Ignorância dos Intelectuais e Coragem Ensurdecedora do cidadão João Manuel Gonçalves Lourenço».
Com este título, quis o autor dizer que os intelectuais são ignorantes, pelo que o único «iluminado», ou «Corajoso» nesta vasta Angola será JLo? Estará a passar um certificado colectivo de ignorância aos intelectuais do país? Será que o Penelas encontrou qualidades «Especiais» em JLo que a maioria dos seus compatriotas não enxergaram?
Não li o livro, mas conhecendo o carácter execrável do seu autor em matéria de bajulismo, não farei o mínimo esforço para adquiri-lo. Por questões de higiene mental, prefiro mesmo manter-me à distância.
Sei que em 2012, o mesmo escritor havia lançado uma obra sobre as «Algumas razões que fazem o MPLA e dos Santos ganharem eleições».
O autor não só desdobrou-se em rasgados elogios à figura de JES, como tbm escreveu no livro para «os cidadãos continuarem a reconhecer o desempenho do MPLA em prol do crescimento e do desenvolvimento do país, com realce para a reabilitação de infra-estruturas sociais, vias rodoviárias, linhas férreas, o progresso social, económico e político e a promoção do bem-estar de todos os angolanos». Bajulismo a quanto obrigas!
Por: Ilidio Manuel
0 Comentários