Uma cidadã angolana foi diagnosticada positivo, nas últimas 48 horas, com gripe A (H1N1), anunciou, nesta quarta-feira, em Luanda, o Ministério da Saúde (MINSA).
Segundo o Ministério da Saúde num comunicado de imprensa tornada pública, hoje, quarta-feira, a cidadã em causa, passou recentemente pela cidade de São Paulo (Brasil).
Perante este caso, adianta o departamento ministerial, foram, imediatamente, mobilizados todos os subsistemas de saúde nacional e a Organização Mundial da Saúde (OMS), accionando-se os mecanismos de prevenção e controlo.
“A doente encontra-se isolada. As pessoas que estiveram em contacto directo com ela apresentam exames negativos para o vírus em causa, mantendo-se sob vigilância médica”, lê-se na nota.
Adianta que, até ao presente momentos, não se registaram quaisquer outros casos da doença.
O MINSA avança que mantém-se atento e acompanha de perto o desenvolvimento da situação, exortando a população a manter-se calma e serena, pois, de acordo com a OMS, o facto de se dectetar o H1N1 corresponde a um estado de alerta de nível 1, o mais baixo numa escala de 0 a 5.
Por se tratar de uma doença particularmente contagiosa, transmitida por via aérea através do contacto com objectos contaminados, o MINSA indica, como medidas de prevenção, a lavagem das mãos com água e sabão ou desinfectá-las com álcool, depois de qualquer contacto ou qualquer actividade, ao tossir ou espirrar cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel, bem como comunicar às autoridades sanitárias os casos de suspeitos de gripe A”.
0 Comentários