Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

1.° De Agosto em risco de descer de divisão por dívidas

Conheça agora o significado etimológico dos nome de 20 países de África


Conheça agora alguns significados (etimológico) de 20 países do continente Afrikano.

1° - ANGOLA 🇦🇴. A terminologia Angola deriva da palavra N'gola na língua Kimbundu que significa : Robustez, Força ou Soberania.

O PONTO DE VISTA HISTÓRICO. Angola é na verdade uma terminologia errónea extraída da palavra N'gola. Historicamente N'gola era um título real atribuído aos soberanos do antigo Reino Do N'dongo e Matamba. E a palavra N'gola que dá origem ao nome do país vem do grupo etnolinguístico Ambundu.

2° - BENIN 🇧🇯. Benin é um nome que deriva da língua Yoruba, ile ibinu, que significa :“Casa De Aborrecimento.”

O PONTO DE VISTA HISTÓRICO. O nome Benin vem da língua Yoruba. Reza a história que foi no Benin onde nasceu a religião Yorubana, que é por si só considerada como uma das maiores religiões de Afrika do grupo etnolinguístico Yoruba.

3° - BURKINA FASO🇧🇫. Burkina Faso foi um nome dado pelo ex Pr “o saudoso carismático e Afrocêntrista” Thomas Sankara em 1984. Sankara criou o nome a partir de duas palavras na língua More e Diwala. Burkina significa em More : homens íntegros. E Faso significa em Diwala : ' terra natal'. O que resulta em : Terra "Natal" de pessoas íntegras.

4° & 5° - CONGO DEMOCRÁTICO🇨🇩 E CONGO BRAZZAVILLE🇨🇬 . A terminologia Congo deriva da palavra N'kôngo conhecido por Kôngo. N'kongo (com o prefixo nominal)na língua Kikongo significa : "Caçadores." E Kôngo (sem o prefixo nominal) significa : "Destino ou Meta"

O PONTO DE VISTA HISTÓRICO. Congo é na verdade um termo "erróneo" extraído da terminologia N'kongo, que é por si só uma homenagem feita pela RDcongo e a República do Congo a um dos maiores Impérios e Reinos existentes na Afrika Central e Sul, que nomeadamente faziam parte do império e do Reino países como, Angola, RDC, Gabão e Congo.

6° - ESWATINI OU SUAZILÂNDIA🇸🇿. Anteriormente conhecida por Swaziland. Hoje, Reino De eSwatini. eSwatini é um termo pertencente ao grupo etnolinguistico Swati. O nome eSwatini significa : "terra dos swazi".

O PONTO DE VISTA HISTÓRICO. A mudança do nome foi feita pelo actual Rei, pelo simples facto do Reino ser sempre confundido por Switzerland vs Swaziland. Razão essa que levara o Rei a mudar o nome para eSwatini. Na verdade é que antes da colonização britânica chagar, o Reino já tinha como nome eSwatini. Ou seja, o país voltou ao nome anterior à colonização britânica.

7° - GABÃO 🇬🇦. Gabão é um termo que refere ao estuário do Komo, que significa: "Manto".

O PONTO DE VISTA HISTÓRICO. Komo é na verdade é um Rio que nasce na Guiné Equatorial, na parte sudoeste do planalto de Woleu-Ntem. No entanto, grande parte da sua bacia hidrográfica está no território do Gabão. O maior afluente do rio Komo é o rio Mbeya. A zona sul desse país era parte de um dos maiores Impérios de Afrika, o Império Do Kôngo na qual tinha a sua capital Mbanza Kôngo na zona norte de Angola.

8° - LESOTHO 🇱🇸. Lesotho é um nome que deriva da palavra Sotho. É uma homenagem ao grupo etnolinguistico Masotho ou Basotho.

O PONTO DE VISTA HISTÓRICO. Oficialmente conhecido por Reino do Lesotho. Anteriormente era chamado de Reino da Basutolândia. É um pequeno país da Afrika Austral. Um enclave incrustado na África do Sul, montanhoso e sem saída para o mar, é um dos países etnicamente mais homogêneos da Afrika: 99% de sua população pertence ao mesmo grupo etnolinguistico basotho.

10° - Mali 🇲🇱. Na língua Mandinka ou Bambara, o termo Mali em si significa :"Hipopótamo."

O PONTO DE VISTA HISTÓRICO. Mali é um nome que foi herdado do antigo Império Mali. E tem como significado Hipopótamo na língua Mandinka que é por si só um dos maiores grupos etnolinguistico da Afrika Ocidental. O Mandinka é também uma língua falada no Senegal, Gâmbia, Guiné-Bissau. Reza a história que a República Do Mali teve a primeira Universidade a existir no mundo antes do séc XII, e a primeira grande biblioteca do mundo a não menos conhecida por Timbuktu.

11° - MALAWI 🇲🇼. Malawi é um nome que deriva da língua Nianja que significa: "O Sol Nascente"

O PONTO DE VISTA HISTÓRICO.
O Nianja ou como é tratada amorosamente no Malawi de Chewa (não obstante de ser uma das línguas oficiais, ao lado do inglês), é uma língua da família linguística Bantü faladas no Malawi Moçambique Zâmbia e Zimbabwe. É a partir da língua Chewa ou Nianja que surge o nome do Sol Nascente que em Nianja queira dizer Malawi.

12° - MAURITÂNIA 🇲🇻. Mauritânia é um nome que deriva da terminologia Mouros ou Mauros que significa : "Terra".

O PONTO DE VISTA HISTÓRICO. Os Mouros ou Mauros são povos descendentes dos antigos Kemeticos assim como dos Berberes. E são sobretudo oriundos do Norte de Afrika. Eles são conhecidos por levar a civilização a Europa durante a idade Média através da Península Ibérica, Sicília, Malta e França. E cai sobre eles a invenção da primeira arma (manual) de fogo.

13° - UGANDA 🇺🇬. Uganda é um termo que deriva da língua Swahili, que é Luganda Buganda. A terminologia derivada do Luganda Buganda que significa : "Terra Do Ganda".

O PONTO DE VISTA HISTÓRICO. Buganda é na verdade uma homenagem feita ao antigo Reino subnacional a existir nessa região Afrikana.

14° & 15° - SUDÃO 🇸🇩. Seja o Sudão do Norte como o Sudão do Sul, são países que trazem consigo o mesmo significado.
A terminologia Sudão significa : "Negros."
O PONTO DE VISTA HISTÓRICO. Anteriormente esse país era conhecido por Nubia. Aliás, o significado de Sudão está intrinsecamente ligado ao significado de Kemet, que significa,
: Terra Dos Negros. Sudão é um nome extraído da ancient língua copta Afrikana usada pelos antigos egípcios e Nubios. Aliás, foi nesse país onde existiu uma das maiores civilizações da história da humanidade; "a civilização de Kush Egípcia ou Kemet."

16° - Togo 🇹🇬. Togo em Ewe ou jeje significa: "Água."

O PONTO DE VISTA HISTÓRICO. Ewe é uma língua falada pelo grupo etnolinguistico Jeje. E é dos mais representativos grupos etnolinguisticos existentes nesse região do continente Afrikano, sobretudo no Ghana e Benim.

17°- RWANDA 🇷🇼. Rwanda é um termo que deriva da língua Kinyarwanda. É na verdade uma homenagem ao grupo linguístico Banyarwanda. Os Banyarwanda são os ditos criadores da nação Rwanda, na qual constituem três subgrupos: os Hútus, Tútsis e os Twa. O Kinyarwanda é também uma das línguas oficiais do Rwanda falada por 12 milhões de pessoas em Rwanda, República Democrática do Congo e partes adjacentes do sul de Uganda.

18° - TANZÂNIA 🇹🇿. Tanzânia é uma mistura de dois nomes que é : Tanganica e Zanzibar, combinando os nomes dos antigos países que se fundiram para formar a Tanzânia.

O PONTO DE VISTA HISTÓRICO. Tal como a ilha de Zanzibar, Tanganyika é um dos maiores Lagos do mundo, e politicamente também foi um Reino ou estado soberano que existiu em 1961. Após ter tido a sua independência do Reino Unido, um ano depois após a assinatura dos Artigos da União de 22 a 25 de abril, Tanganika com tal acto solene se juntou oficialmente com a República Popular de Zanzibar e Pemba para formar a República Unida de Tanganyika e Zanzibar aos 26 de abril de 1964. O novo estado mudou seu nome para a República Unida da Tanzânia no mesmo ano, de 1964.

19° - KENYA 🇰🇪. Kenya é um termo que deriva da língua Gikuyu. A sua raiz consiste na terminologia Kikuyu Kere Nyaga, que significa : “Montanha Branca.”

O PONTO DE VISTA HISTÓRICO. O nome do país é no fundo uma referência feita ao Monte Kenya, que na língua Gikuyu é chamada de Kikuyu kere nyaga (montanha branca). O Kikuyu é também o grupo etnolinguistico mais populoso do kenya.

20° - Zimbabwe 🇿🇼. A terminologia Zimbabwe deriva da língua Xona (dzimba-dze-mabwe) que significa :"Casa De Pedras".

O PONTO DE VISTA HISTÓRICO. O nome original na verdade é Dzimba-dze-mabwe. E é uma homenagem a Grande Dzimba-dze-mabwe, vulgo, Grande Zimbabwe, que foi uma das primeiras civilizações (anterior a civilização egípcia kush ou kemet) mais bem organizadas a existir no mundo. O termo Zimbabwe vem da língua Xona que acaba por ser também um grupo etnolinguistico existente em Moçambique Zimbabwe e Zâmbia.

Autoria & Narrativa de: João Niango Ngombo Kina O Mar Negro Moufty.

Comentários