A MTN, a maior empresa africana de telecomunicações, desistiu do concurso público internacional para a atribuição de um título global unificado para o 4.º operador global no sector das telecomunicações, alegando que o processo está "viciado".
Desta forma, resta apenas uma empresa, a Telstar - Telecomunicações, Lda, constituída a 26 de Janeiro de 2018, de acordo com o Diário da República, cujos accionistas são o general Manuel João Carneiro (90% do capital), na reforma, e António Cardoso Mateus (10%). O accionista maioritário tem ligações à empresa Mundo Startel, uma sociedade de capitais anónimos, ligada ao ex-ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, o antigo ministro das Finanças, José Pedro de Morais, o antigo secretário para os assuntos económicos do ex-presidente José Eduardo dos Santos, André Luís Brandão, e o general Higino Carneiro, actual deputado do MPLA. Também tem interesses nesta empresa Ivan Gilberto Sequeira, irmão do actual ministro da Defesa, Salviano Sequeira "Kianda".
Ainda de acordo com documentos a que o Expansão teve acesso, parte das despesas utilizadas pela Telstar no concurso para 4ª licença global são provenientes da Mundo Startel.
0 Comentários