O Racismo que tamus com ele e a neocolonização que nos aperta!
Na foto singular vemos o Simão Hossi Sonjamba que segundo o restaurante Café do Mar "apresentou-se trajado de maneira desadequada e inaceitável (calças sujas, camisola rasgada, chinelos em péssimas condições e aparente falta de higiene)."
O Hossi sujo tentou ir aos lavabos para aliviar-se, mas a "a empregada de limpeza estranhou com a forma em que o mesmo se apresentava" e por isso "foi abordado pelo chefe da segurança, convidando-o a abandonar o recinto, gerando uma situação desagradável e de grande desconforto, sobretudo para os nossos clientes" estes clientes são como vocês podem ver em todas as fotos disponíveis na internet sobre o restaurante: brancos e mestiços.
Segundo Dito Dalí "a ida [do Hossi] ao WC , segundo ele, estava a ser seguido por uma senhora branca e por um “mulato” que o abordaram. Os senhores questionavam a presença do Hossi naquele restaurante!"
O Restauraante do Mar continua dizendo "já no exterior do estabelecimento, verificando-se a presença de forças policiais que casualmente se encontravam em serviço de patrulha naquele perímetro, foram os mesmos chamados a intervir pelo próprio cidadão Simão Hossi, sob alegação de ter sido agredido, o que foi desconsiderado pelos agentes policiais, por não haver quaisquer vestígios de agressão e por a sua alegação se mostrar infundada."
Para o restaurante, agressão é só aquela que deixa vestígios e por a Polícia não te-los encontrado infundou a alegação, mas linhas acima não tinham nos dito que o Hossi tinha resistido e isso criou uma situação de "grande desconforto, perante a sua reacção de resistência e tentativa de forçar a permanência no local"?
O Dito diz que depois que o Hossi chamou a polícia "juntos [polícia, Hossi e amigos], procurámos saber as razões que estiveram na base das agressões e actitudes racistas no nosso próprio país. Por sinal supervisor do referido restaurante, respondeu-nos dizendo que o Hossi não estava em condições de frequentar aquele restaurante porque a roupa que ele vestiu não estava em condições. Por este motivo foi confundido com alguém que foi para lá assaltar ou roubar fios de ouro no pescoço dos que ali se encontravam!" Notem na foto brancas de fato de banho e semi-nuas num restaurante.
O restaurante em tom de mar bravo continua "havendo em qualquer instituição, seja ela pública ou privada, regras de decoro e apresentação que devem ser cumpridas por todos os frequentadores, connosco não é diferente e a bem do respeito e conforto devido aos nossos clientes e colaboradores, reservamo-nos o direito de recusar a admissão de todos quantos não se conformando com aquelas normas, se apresentem de maneira desadequada e inaceitável" ao que inteligentemente o mano Jesse Lufendo pergunta "se a forma como ele se aprsentava violava as normas do vosso restaurante, não lhe mostraram às tais normas porquê? Será que essas normas estao disponível à todos clientes? perdem oportunidade para encerar o assunto da melhor maneira, mas em todo caso, vocês Café Del Mar, já estão péssimo na fotografia."
Encerramos este post com estas bravas palavras no irmão Mbuta Zawua "só estão a pior, qual lei de comércio em Angola que diz que vestimenta “suja” é igual de inaquedado e ou que não pode se estar no restaurante? Será que a vossa cozinha em termos de assepsia e vossos alimentos, são mesmo conservados como se exige e não vendem nada expirados? Só estão a pior com essa nota, e a reforçar vosso preconceito e evidente discriminação social e até racial!"
Lembre-se se ainda tem dúvidas sobre o racismo, racismo é um sistema é uma questão de poder. O grande Steve Biku nos ensinou: “os entendidos definem o racismo como a discriminação praticada por um grupo contra outro com o objectivo de DOMINAR ou de manter a dominação. Em outras palavras, não se pode ser racista a menos que se tenha o poder de dominar.”
Portanto, somente brancos e mestiços podem ser racistas, pois são eles que detém poder e dominam sobre os pretos. O que aconteceu neste restaurante é uma demonstração clara desse seu domínio, pois brancos e brancas seminuas, descalças ou de chinelos jamais passariam por isso. E como podem igualmente ver pelas fotos, o lugar é de maioria branca e mestiça mesmo estando num país de população maioritária preta.
Racismo reverso não existe. Por mais vontade que um preto tenha, nunca poderá ser racista, ele pode praticar discriminação racial, mas racista, só mesmo quem detém o poder pode ser.
Eu gostria de apelar ao boicote para este restaurante, mas os pretos são uma minoria insignficante em termos de frequência do espaço conforme se pode ver pelas fotos. Portanto, o meu recado vai para os brancos e mestiços frequentadores do espaço. Vocês provavelmente alegraram-se de terem visto mais um intruso [preto] expelido do vosso seio, devem ter batido palmas, ficastes indiferentes. Mas é justamente a vossa indiferença que alimenta o vosso privilégio, vocês amam-no tanto que nas mentes de muitos de vocês já não acusa mais nada, preto nasceu para viver à margem, no gueto, na desgraça e na exclusão. Até hoje nos dicionários do século 21 continuamos a ser definidos como escravos, perversos, tenebrosos, lugubres, etc. Mas é justamente com essa força que dais, que também recebereis. São as leis do Karma, tudo o que se deseja e se pratica ao outro recebe-se em retorno 3 vezes mais.
Este cenário há de mudar e está muito para breve, e não precisará de ser pela lei da força, da violência como vocês estão acostumados e têm se preparado até com armas nucleares. Só lamento que grande parte de vocês continue tão indiferente e tão insesível pior até que muitos dos vossos ascendentes, aqueles que praticaram diretamente a colonização. MUDEM que será omuito melhor para vós mesmos e não para nós.
Links:
1. Nota de esclarecimento Café del Mar:
https://www.facebook.com/notes/café-del-mar/nota-de-esclarecimento/1106524126183372/
2. Texto Simão Hossi:
https://www.facebook.com/simahoss/posts/2379733108711387
3. Texto Benedito Dali:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1855295944563586&set=a.428432327249962&type=3&theater
0 Comentários