Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

1.° De Agosto em risco de descer de divisão por dívidas

AFINAL AINDA EXISTEM CORREDORES DA MORTE, EM PLENA ADMINISTRAÇÃO DE JOÃO LOURENÇO

AFINAL AINDA EXISTEM CORREDORES DA MORTE, EM PLENA ADMINISTRAÇÃO DE JOÃO LOURENÇO?
Miami - Um extenso relatório intitulado ( O Campo da morte) "CM" produzido pelo activista dos direitos humanos e prestigioso Jovem jornalista,fundador do site Maka Angola, Rafael Marques de Morais,reproduzido esta semana pelo Jornal Portugues expresso,demonstra como os agentes dos serviços de investigação criminal de Angola, (SIC),pertencentes ao ministério do interior, comandado pelo ministro, Angelo da Veiga Tavares, (AV) estão a praticar autenticas/brutais execuções sumarias em Angola,particularmente dirigidas a jovens Angolanos,da classe pobre, que por não terem emprego, naturalmente se dedicam a roubos de galinhas,botijas de gaz,comida e roupas, etc.
Por Orlando Fonseca
Enquanto os filhos de Santos,e outro peixe graúdo/ Mpeleiro, que assaltam os cofres do estado Angolano, estão apenas sendo exonerados dos seus cargos, pelo actual presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, (JL) porem ficam com o dinheiro roubado e disfruta-lo nas suas casas,enquanto AV, manda matar os filhos dos Zé-ninguém em Angola, sob olhar silencioso do presidente JL.
Na verdade o relatório CM,nos mostra que a actual euforia provocada pelas presentes exoneraçoes ,que o presidente JL,esta a efectuar em Angola,no quadro da acomodação do sua equipa de trabalho,cedo se pode transformar num autentico dissabor, para todos os Angolanos,se não forem compensadas, com o verdadeiro papel do exercício de uma oposição construtiva/actuante em Angola,capaz de fazer parar um pouco essa mesma euforia Lourencista.
Sob pena de Angola, estar a criar outras condições capazes de (acomodar) mais uma ditadura a curto prazo, sendo que JL,esta ainda muito longe de garantir aos Angolanos,que ele, seria diferente de Santos,quando as suas exonerações por si so, nunca constituiriam prova que chegue/suficiente,capaz de contrariar a minha opinião.
Se não vejamos:
Ao longo de 86 paginas, do relatório acima referido, 50 casos relatados,num total de 92 jovens,onde se estima que as vitimas executadas pelos homens do Sr Veigas, hajam ultrapassado duas centenas, segundo ainda o relatório,o caso mais recente,identificado como sendo o # 1 , teria ocorrido aos 06 de Novembro ultimo,neste mesmo dia, teriam sido executados pela SIC, mais de 3 jovens,entre os 18 e os 22 anos denunciados, por um colaborador do SIC,chamado (Big).
Os homens do ministro Veiga,jamais se preocupam em identificar as suas vitimas que executam em Angola.
Particularmente em Luanda,segundo ainda o relatório,as execuções dos jovens inocentes, Milton e Lamy, executados erradamente pelos homens do SIC,demonstram como o ministro do interior de Angola,confunde aos Angolanos,se ele, esta sendo orientado pelo presidente Lourenço, para o efeito, deixando morrer de graça estes jovens,apenas roubarem galinhas,botijas, de gaz,comida etc,por culpa do regime longínquo de Santos,ou se Angelo Veiga, continua a cumprir as ordens do seu protector general Hélder Manuel Vieira Dias Junior (Kopelipa),seu eterno protector,durante o regime de Santos.
As mortes,dos jovens sendo inocentes ou não em Angola, atravez destas execuções sumarias, deveriam ser motivo de preocupação da desaparecida oposição em Angola, particularmente da UNITA,que se deve haver enganado pela varridas de JL,exercidas sobre as pessoas ligadas ao Clã dos Santos, como se JL,estivesse a trabalhar para os Revus,ou para esta oposição.Mentira.
Contrariamente JL,estaria a preparar a sua própria afirmação,afirmação esta, que diga-se em abono da verdade,o actual presidente de Angola, já a teria consigo, incluindo um acentuado apoio popular,particularmente quando (ruou),a filha de Santos,Isabel dos Santos,(ex-Kitandeira dos ovos de ouro), da Sonangol.
Numa altura, em que tudo o resto ainda não sabemos, se esta afirmação de JL,nos levaria a desejada democratização em Angola,ou se,cedo caminharíamos para outra ditadura.
Já em que em Angola,ainda não existe claramente separação dos poderes,como por exemplo aqui nos Estados Unidos, onde temos um presidente poderoso,um senado poderoso e uma camara de representantes todos tão poderosos, que praticamente se controlam entre si,sob plena fiscalização independente, da Alta Corte Suprema dos EUA, em Washington, DC.
Por isso,para todos os efeitos, aqui deixo a minha pobre recomendação ao presidente Lourenço:
Sr presidente,Angola,repito já conta com uma equipa de policias de carreira já formados, particularmente na Universidade de Alcântara/Portugal,entre os quais se destacam o ex-ministro do interior,antes ostracizado por Santos,Sebastião Martins,ou os Jovens Divaldo Martins,Jorge Bengui entre outros.
O pais, necessita urgentemente da injecção do sangue novo na governação,se o sr presidente quiser ser bem sucedido na no seu consulado.
Tal sangue novo, deveria sair aonde quer que seja,que haja talento para o feito, mesmo no seio da oposição,porque so desta forma poderiamos começar a dar alguns passos demonstrativos, que nos levariam a cogitar, que estaríamos prestes a deixar a ditadura, do tipo Santos,a varias milhas/kilometros de distancia.
Ao mesmo tempo,que recomendo ao presidente Lourenço,que faça um pacto mínimo de governação com a oposição em Angola,para demonstrar um sinal da sua humildade, como o mais alto magistrado de Angola,ou como um autentico sinal de que Angola, esta de facto sendo devolvido aos Angolanos.
Não e demais recomendar aos Sr presidente JL,para que marque o num prazo mínimo de pelo menos 20 meses, as eleições autárquicas, em Angola,sob pena do Sr presidente, começar a entrar na situação do seu antecessor Santos,que preferiu ser ele, o chefe do poder executivo, a nomear/exonerar a todos os governantes, em incluindo os órgãos do poder Estadual/provincial,distrital/local,etc,o que levou JES,ser incapaz de pedir contas a ninguém,durante o seu consulado razão pela qual, Santos, veio ser na verdade, o único culpado desta hecatombe Angolano.
Logo, mãos a obra,lustre presidente Lourenço.
COMO ACABAR COM CRIMINALIDADE PARTICULARMENTE JUVENIL EM ANGOLA
Quando o presidente, Mauricio Funes,(MF) foi eleito na Republica centro Americana do El Salvador,herdou um pais praticamente controlado por uma brutal/letal,onda de criminalidade,que quase se confundia com uma guerra civil,onde o grupo organizado denominado (Malas Salvatrucha),dominava varias partes do pequeno território das Americas,tendo chegado as Malas Salvatrucha,ao ponto de criar suas células, mesmo dentro de alguns estados latinos, aqui nos EUA,tais como a Florida,California entre outros.
Logo,um dos primeiros passos dado pelo presidente MF,foi arranjar financiamentos particularmente atravez do governo federal dos EUA,que prontamente ajudaram a construção de escolas de formação profissional, extensivas para todos os jovens Salvadorenhos, particularmente de baixos recursos, em El Salvador,que passaram a receber formação profissional em diversas areas do saber.
Em muitos casos,tal formação teria sido classificada com curso de equivalência académica,tendo no final do dia, os jovens passado imediatamente a serem reinseridos na sociedade,já que depois da sua formação já os empregos eram ao mesmo tempo providenciados,o que levou hoje praticamente o desaparecimento, dos grupos do crime organizado, incluindo as chamadas Malas Salvatruchas etc,logo sossegado o El Salvador.
O caso particular de Angola,a nossa terra tem variadas formas/recursos,mais possibilidades que o pobre El Salvador,com vista a podermos suprimir este crime do roubo das galinhas, etc.
Porem JL,deve apostar,os parcos quadros ( prata da casa) já existentes em Angola,enfocando-se ao mesmo tempo,numa grande reforma de todo o sistema de educação/saúde Angolanos,com vista a formação do homem Angolano,em lugar do Sr presidente, permitir de animo leve, que os Jovens Angolanos da classe pobre, sejam simplesmente massacrados, pela policia Angolana,na sua própria terra,quando na verdade o ultimo culpado da desgraça destes jovens e o próprio governo.
Particularmente do regime de Santos,que durante os seus 38 anos da tirania, apenas infernizou Angola e os Angolanos, atravez dum incomensurável fascismo.
Logo torna-se urgente o presidente Lourenço, corrigir esta situação anómala/triste,começando por exonerar imediatamente, o Sr Veiga do ministério do interior, para o olho da rua,como primeiro passo.
Doutro modo a pergunta continuaria teimosamente no ar,como sendo:
Afinal, existem corredores da morte em Angola,mesmo em plena Administração Lourenço?
Que Deus, nos abençoe e guarde Angola e os Angolanos, assim como o seu presidente JL/sua família


Comentar

Comentários