OS 6 MILHÕES DE EMPREGOS FORAM CRIADOS EM MARTE?- NUNO ÁLVARO DALA

 


A TV Zimbo noticiou recentemente num dos seus serviços de informação que, em Angola, «mais de 6 milhões de pessoas [foram] empregadas no último trimestre de 2020», ou seja, entre Outubro e Dezembro do ano transacto.


Evidentemente, não foi a TV Zimbo que produziu os referidos dados. Apenas os veiculou. Os dados foram produzidos e anunciados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), na voz de uma responsável sua. Ou melhor, FORAM FORJADOS!



Para desmontar a mentira deslavada do Governo (sim, porque foi o Governo que orientou a senhora do INE a mentir), só precisamos de fazer contas simples e proceder a comparações de indicadores.


Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762

Em primeiro lugar, o número 6 000 000 (seis milhões) representa 20% da população angolana. Para além de ser impossível empregar este gigantesco número de pessoas em 3 meses, salvo raríssima excepção, não há memória na História Económica Mundial do século XX e XXI de um país organizado e desenvolvido que tenha, em 3 meses, conseguido empregar 6 000 000 de pessoas. Falo de país organizado e desenvolvido. E Angola não é nem uma coisa nem outra.


Em segundo lugar, a taxa de desemprego tem estado a aumentar vertiginosamente desde à eclosão, em  2014, da crise económico-financeira, que dura até hoje (2021). O próprio site do INE possui inúmeros dados que demonstram o que afirmo acima (disponível aqui    https://www.ine.gov.ao/). Por exemplo, no III trimestre de 2020, a taxa de desemprego em Angola foi de 34%, superior à do trimestre anterior em 3,7%. Logo, a probabilidade estatística de uma inversão do quadro é inalcançável.


Em terceiro lugar, em 2020 Angola ocupou a segunda posição na Taxa Mundial de Desemprego (da Trading Economics, disponível aqui  https://pt.tradingeconomics.com/country-list/unemployment-rate).Em Janeiro de 2021, Angola já ocupa primeira posição, tendo superado a Bósnia-Herzegovina (o país com maior taxa  de desemprego do mundo em 2020).


Questiono: os 6 000 000 de empregos foram criados em Marte?


A veiculação por parte do Governo/INE de informações falsas demonstra o tremendo desespero do Governo de João Lourenço. Mais que isto, traduz a falta de seriedade e vergonha que tem caracterizado os sucessivos governos do MPLA desde 11 de Novembro de 1975.



NOTA: Caso a TV Zimbo alegue que houve erro de legenda por parte dos seus técnicos, deverá demonstrar que a responsável do INE disse uma coisa e a TV Zimbo legendou outra.



Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários